A lateral do pneu, chamada de costado, possui uma série de códigos e inscrições, tais como: Medida do pneu Exemplo: 175/70R 13 82T 175- Indica a largura nominal da secção do pneu, em milímetros. 70- Indica a série do perfil do pneu, isto é; a relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu. Quanto menor for esse número mais baixo será o perfil do prêmio, ou seja, um pneu da série 60 (195/60R14) tem um perfil mais baixo e uma aparência mais larga do que um pneu da série 70 e, assim sucessivamente; R- Indica que o pneu é de construção radial (no tipo de construção radial, os cordonéis da lona se estendem de talão a talão, no sentido radial, formando um ângulo reto em relação à linha central da banda de rodagem. Já nos pneus de construção convencional os cordonéis das lonas se estendem de talão a talão, formando ângulo com a linha central da banda de rodagem. As lonas subseqüentes se cruzam em ângulos opostos). 13- Indica o diâmetro interno do pneu, em polegadas (= diâmetro do aro); 82- O número, neste caso específico 82, é chamado de índice de carga, isto é , indica a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar; T- A letra, neste caso específico T, indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido para transportar o seu índice de carga.
- Dados sobre fabricação e período de produção
- País de fabricação
- Carga e pressão (máximas)
- Estrutura do Pneu
- Tipo de construção
- Símbolo de velocidade
- Índice de carga
- Medida nominal do Pneu
- Nome Cormercial
- Tipo de pneu Tubeless:sem câmara Tube type: com câmara
- Safety warning
- Indicador desgaste
- Nome do fabricante
Notas
1. A palavra reinforced, quando houver, indica um pneu de estrutura reforçada.
2. M+S, Se houver, indica o pneu para uso também em lama e neve(Mud and Snow).
Conheça melhor os seus pneus
Um pneu, basicamente, é composto por:
1- Carcaça ( componente de sustentação do pneu);
2- Talões ( partes do pneu que se prendem à roda);
3- Banda de rodagem (é a parte do pneu que entra em contato com o solo, em que se encontra o desenho do pneu);
4- Costados (são as zonas de flexão do pneu, laterais).
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