domingo, 11 de janeiro de 2009

Pneus ‘verdes’ ajudam a economizar combustível









Você sabia que um dos grandes responsáveis pelo consumo de combustível do seu carro são os pneus? Para se ter uma idéia, de cada cinco vezes que você enche o tanque, uma é só para cobrir o combustível gasto pela resistência dos pneus à rodagem.

Esta resistência aparece sempre que o pneu toca o solo. Com a deformação dele, a borracha aquece e, conseqüentemente, ocorre liberação de energia, gerando um consumo maior de combustível. A fim de minimizar esse problema, o desafio dos engenheiros é grande. Eles trabalham para que o pneu aqueça cada vez menos sem comprometer a aderência ao solo. Estão desenvolvendo os chamados "pneus verdes".

“Unir durabilidade, economia de combustível e segurança é, sem dúvida, a parte mais complicada. Mas conseguimos chegar a um equilíbrio com novos materiais e reestruturando a parte interna do pneu”, diz o engenheiro Renato Silva, gerente de marketing de produto da Michelin.

A fabricante - responsável por 10% das vendas para veículos de passeio no Brasil - está na quarta geração de pneus verdes e a investida já representa 70% dos produtos vendidos pela marca no país.

Segundo a Michelin, se toda frota do país rodasse com os chamados pneus verdes, que nada mais são do que produtos de baixa resistência à rodagem -, a quantidade de CO2 que deixaria de ser emitida corresponde ao plantio de 56 milhões de árvores por ano. Além disso, mais de 500 milhões de litros de combustível seriam economizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário